Sion Cooperativa

A Cooperativa de Energia tem o objetivo de reunir os seus cooperados para que possam ter acesso a tarifas de energia com preços mais competitivos e assim reduzir seus gastos com energia elétrica,  além de fomentar e aumentar a matriz elétrica brasileira com energia renovável. Isso é possível através da compra de créditos de energia de grandes usinas a preços e condições mais interessantes que a da própria concessionária de energia, trazendo assim, benefício para seus membros.

O Cooperativismo no Brasil

O modelo de cooperativismo como conhecemos hoje teve origem na revolução industrial do século XVIII, na Inglaterra. O Brasil, principalmente o estado do Paraná, é referência quando se fala em Cooperativa no mundo – 9 das 10 maiores Cooperativas do nosso país estão no Paraná.

No Brasil existem mais de 6.800 cooperativas, sendo mais de 3.500 delas pertencentes aos ramos de agropecuárias, de transporte e de crédito. As outras dividem-se em cooperativas de trabalho, de saúde, educacionais, habitacionais, de produção, de infraestrutura, de consumo, de minerais e de energia.

Entre as mais famosas, podemos destacar as seguintes cooperativas: Sicredi (crédito), Sicoob (crédito), Coamo (agropecuária) e Unimed (saúde).

A Cooperativa de Energia

A Cooperativa de Energia no modelo que conhecemos hoje foi regulamentada no ano de 2015 e funciona pautada na Resolução Normativa 482/2012 da ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica – mesma regulamentação utilizada para instalação de placas solares nos telhados.

De acordo com a RN 482/2012, é permitido à Cooperativa de Energia contratar energia de micro e minigeradores – usinas limitadas a 5MW de potência. Isso foi desenhado para incentivar a descentralização da geração de energia (migrar de grandes usinas centralizadas para usinas menores, descentralizadas = distribuídas).

Para que uma Cooperativa de Energia possa entrar em funcionamento, ela precisa ser fundada por pelo menos 20 pessoas e/ou empresas, ter aprovação de uma junta comercial e por fim estar apta pela OCB (Organização das Cooperativas Brasileiras).

Como a Cooperativa de Energia irá levar energia para minha empresa?

A Cooperativa contrata energia de uma usina de geração de energia elétrica (é obrigatório que seja de fonte renovável como solar, biomassa, eólica, biogás ou hidráulica), que é injetada direto na rede de distribuição da Concessionária local em forma de créditos de energia. Na prática, o seu consumo é compensado pelos créditos injetados na rede de energia.

O atendimento do seu negócio continua com a distribuidora de energia. Ou seja, mesmo que usina que esteja fornecendo energia para a Cooperativa pare de funcionar, você continuará recebendo energia normalmente.

Caso tenha alguma demanda ou manutenção, o serviço deverá ser solicitado para a concessionária local. Vou continuar recebendo boleto da concessionária?

Sim. Como falamos, você receberá os créditos de energia da sua Cooperativa na própria fatura da sua distribuidora. Mensalmente, você receberá, proporcional à sua conta, créditos de energia que ficam descritos na mesma fatura de energia que você recebe atualmente.

Como a geração de energia de uma usina é variável, nem sempre todo o seu consumo será abatido pelos créditos da Cooperativa de Energia. Assim, o consumo que não for abatido pelos créditos da Cooperativa será cobrado pela Concessionária de acordo com os preços dela.

Quais os riscos de participar de uma Cooperativa de Energia?

A geração de energia de uma usina é variável (pode fazer muito ou pouco sol, muita ou pouca chuva) e nem sempre irá suprir todo o seu consumo.

Caso a usina precise parar para realizar uma manutenção preventiva, você continuará recebendo energia da concessionária, como sempre aconteceu.

Um ponto relevante é conhecer bem a Cooperativa de Energia que você irá participar. Busque sempre segurança e observe também a capacidade técnica dos administradores da Cooperativa – isso ajuda a garantir que você estará em um negócio sólido e confiável.

Quais os benefícios de ser membro de uma Cooperativa de Energia?

Aqui temos algo raro de se encontrar: energia renovável e economia financeira sem necessidade de investimento.

Como são adquiridos em grande volume, os créditos administrados pela Cooperativa de Energia são repassados a uma tarifa mais baixa para as empresas e o desconto na fatura de energia da sua empresa pode chegar até 10%. Na maior parte dos casos, não existe investimento inicial para participar de uma Cooperativa de Energia. Em alguns casos é cobrada uma taxa de adesão (valor pontual) e caso você decida sair da Cooperativa ele é reembolsado de maneira integral.

Além do benefício financeiro, você estará optando pela compra de energia renovável. Nesse sentido, contratar energia de uma fonte renovável é uma atitude concreta que pode ser utilizada como marketing positivo para sua empresa.

Por fim…

Se você se preocupa com a saúde financeira e com a imagem da sua empresa, participar de uma Cooperativa de Energia pode ser estratégico. Sem necessidade de empregar recursos (financeiros e humanos), você terá economia financeira e energia renovável para seu negócio.

Ser membro de uma Cooperativa de Energia ainda pode te trazer benefícios indiretos como ampliar sua rede de contatos, divulgar seus produtos entre os cooperados e fortalecer sua marca.

Preze sempre pela segurança! Busque uma Cooperativa que você confie e que tenha administradores capacitados, que conheçam o setor elétrico como um todo, como a Sion Cooperativa de Energia